Desburocratização e redução na industria

Terceirização garante a desburocratização e redução da estrutura industrial

O cotidiano das indústrias envolve muitos processos burocráticos, como seleção e contração de pessoal, o que toma um valioso tempo que poderia ser direcionado para definição de estratégias de crescimento, por exemplo. O mesmo acontece quando se tem um parque fabril com máquinas obsoletas ou uma estrutura que consome muitos recursos para ser mantida, mas que não oferece tanto retorno assim. Para ambos os casos, a melhor solução é a terceirização ou outsourcing, que promove a desburocratização e a redução da estrutura industrial, liberando recursos, tempo e capital humano para exercerem outras atividades dentro de uma empresa.

É certo que, para muitos, a ideia de terceirização pode ainda gerar desconfianças quanto à eficiência. No entanto, isso cai por terra à medida em que surgem mais e mais empresas que atuam no ramo de terceirização e que possuem rigorosos padrões de atendimento e qualidade.

Quanto à desburocratização de processos, mediante à terceirização, muitos deles passam a ficar a cargo da contratada. Se uma indústria tiver terceirizado seu setor de logística, por exemplo, o preenchimento de toda a documentação necessária para o transporte de mercadorias ficará a cargo dessa. O mesmo acontece se houver a necessidade de contratação de novos profissionais para o setor, ficando todo o processo seletivo e os trâmites envolvidos por conta da contratante direta.

A terceirização também se mostra vantajosa à medida em que promove  redução da  estrutura industrial, eliminando o investimento em maquinário, a necessidade de manutenção de grandes galpões fabris e de se ter um grande número de funcionários. Isto tudo fica por conta da terceirizada, que é especialista na realização da atividade para a qual foi contratada. Desta forma, é possível economizar recursos que podem ser direcionados a outras áreas ou, até mesmo, utilizados como investimento.

Comentários