5 Dicas para você não “pagar mico” em seu currículo

Ter um bom currículo é um dos primeiros passos para participar de um processo seletivo. Falta de informações importantes, erros ortográficos, fontes extravagantes são alguns detalhes que podem definir um currículo ruim.

Confira 5 dicas para você preencher um currículo de forma assertiva.

1- Seja objetivo, hoje as empresas principalmente as mais renomadas recebem diversos currículos diariamente, então facilite a leitura e interpretação do avaliador, seja claro e objetivo nas informações fornecidas no currículo. Coloque apenas os cursos, experiências profissionais e formações que sejam diferenciais e importantes para aquela vaga.

2- Priorize as informações essenciais, não minta sobre suas experiências profissionais, cursos profissionalizantes, e escolaridade, pois em algum momento da entrevista você poderá ser confrontado. Mesmo que você acredite que não esteja qualificado para a vaga, talvez a empresa consiga ver algo a mais em você então não destrua sua imagem profissional.

3- Preste atenção aos erros de ortografia pois é um dos itens que determinam a eliminação do seu currículo. Revise todo texto uma, duas, três vezes, se mesmo assim tiver dúvidas quanto a ortografia procure alguém para organizar melhor as informações e garantir que o seu currículo estará impecável.

4- Esqueça as fotos e os recursos gráficos a menos que a empresa exija. No caso de ter que colocar sua foto evite selfies, fotos em viagens, ou em festas. Uma simples imagem com boa luz e fundo neutro podem contar muito mais a seu favor. Não enfeite seu currículo usando bordas, elementos florais, fontes diferentes, excesso de cores, seja simples. Use fontes sóbrias, evite fontes escritas a mão, elas dificultam a leitura.

5- Se você tem cursos técnicos profissionalizantes ou participação em eventos que possam aumentar as chances de ganhar a vaga, liste-os no fim do currículo. Não precisa encher de detalhes nem fazer uma lista comprida, basta colocar o título, a instituição, o local e a data.

 

Você também pode utilizar nosso sistema de cadastro de currículos, CADASTRE-SE EM NOSSO BANCO DE TALENTOS!

Comentários